quarta-feira, 4 de julho de 2012

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ESPIRITISMO


PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ESPIRITISMO
Estudo com base nas obras codificadas por Allan Kardec
Pesquisa: Elio Mollo
(Atualizado em 25/05/2014)


EXISTÊNCIA DE Deus, Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. (eterno, imutável, imaterial, único.) (1)

Existência E IMORTALIDADE DA ALMA. (O espírito ou alma é, a bem dizer, o princípio inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento. Pelo pensamento representa-se um Espírito, mas não se representa uma alma (ou espírito elementar fazendo abstração do perispírito).) (Ser simples e imortal) (2) O Espiritismo é a prova patente da existência da alma, da sua individualidade depois da morte, da sua imortalidade e do seu futuro. (3)

Existência dos Espíritos (seres inteligentes da Criação que povoam o Universo, além do mundo material). (Elementos compostos de alma + perispírito) (4)

Existência do perispírito. (laço que faz a ligação do Espírito à matéria do corpo físico, que o tira do meio ambiente, do fluido universal. Contém ao mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto, da matéria inerte. O perispírito é uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência, ou Alma. Considerado a quintessência da matéria.) (5)

Reencarnação OU pluralidade das existências. (Volta dos Espíritos à vida corporal. A reencarnação pode dar-se imediatamente depois da morte, ou após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual o Espírito permanece errante. Pode dar-se nesta Terra ou em outras esferas, mas sempre em um corpo humano, e nunca no de um animal. A reencarnação é progressiva ou estacionária; nunca retrograda. Provas sucessivas que o Espírito deve sofrer, e dos diversos graus que deve percorrer para chegar à perfeição e à suprema felicidade.) (6)

Pluralidade dos mundos habitados. (Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência.) (7)

Progressão dos Espíritos (os espíritos melhorando-se a cada existência, passam de uma ordem inferior para uma superior.) (8)

Comunicabilidade entre o mundo físico e espiritual e vice-versa.
((evocações e comunicações espontâneas dos Espíritos) os seres inteligentes, que de alguma maneira vivem entre nós (os encarnados), embora naturalmente invisíveis, demonstram a sua presença por algum meio (diversos tipos de mediunidade)). (9)

LEI DE CAUSA E EFEITO. O Espiritismo ensina que o cultivo do amor ao próximo eleva os seres na natureza espiritual e que o egoísmo e o orgulho exacerbados os mantém presos as coisas da materialidade gerando toda espécie de vícios, Ensina, também, que não há faltas irremissíveis, que não possam ser apagadas pela expiação. Assim, o espírito encontra o meio necessário nas diferentes existências, que lhe permitem avançar, segundo o seu desejo e os seus esforços, na via do progresso, em direção à perfeição que é o seu objetivo principal. (10)

ESQUECIMENTO DO PASSADO. Pelo esquecimento do passado o Espírito encarnado se mostra tal qual ele é. A cada nova existência o Espírito tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal. Quando o Espírito entra na sua vida de origem (o mundo espírita), toda a sua vida passada se desenrola diante dele; vê as faltas cometidas e que são causa do seu sofrimento, bem como aquilo que poderia tê-lo impedido de cometê-las; compreende a justiça da posição que lhe é dada e procura então a existência necessária para reparar a que acaba de escoar-se. Procura provas semelhantes àquelas por que passou, ou as lutas que acredita apropriadas ao seu adiantamento. Contudo, o Espírito encarnado, se não tem, durante a vida corpórea, uma lembrança precisa daquilo que foi, e do que fez de bem ou de mal em suas existências anteriores, tem, entretanto, a sua intuição. Suas tendências instintivas são uma reminiscência do seu passado, às quais a sua consciência, que representa o desejo por ele concebido de não mais cometer as mesmas faltas. A consciência que é onde está escrita a lei de Deus, o adverte que deve resistir para não cometer as mesmas faltas do passado. Isto se dá segundo o grau de perfeição a que tenha chegado e conforme a sua capacidade de conservar a lembrança intuitiva. (11)

CARIDADE. O verdadeiro sentido da palavra caridade é benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas. O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Tal é o sentido das palavras de Jesus: "Amai-vos uns aos outros, como irmãos". A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores.

O Espírito, qualquer que seja o seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnado ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior perante o qual tem deveres iguais a cumprir, sendo assim, o homem verdadeiramente bom procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.

A ação dos seres é necessária à marcha do Universo, desta forma, Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem d'Ele. É assim que, por uma lei admirável da sua providência, tudo se encadeia, tudo se solidáriza na Natureza.

É preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.  (12)

NOTAS:
(1) Allan Kardec - O Livro dos Espíritos, Livro 1, caps. I à III, qq. de 1 à 13.
(2) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 1, cap. II, q 23 e O que é o Espiritismo - Cap. II, itens 9, 10 e 14.
(3) __________  - O que é o Espiritismo - Cap.I, Diálogo com o cético, Utilidade Prática das Manifestações.
(4) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. I, q. 76.
(5) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. I, da q. 93 em diante.
(6) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. IV, da q. 166 em diante.
(7) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 1, cap. III, da q. 55 em diante.
(8) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. I, da q. 114 em diante.
(9) __________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, caps. VIII e IX e O Livro dos Médiuns (completo).
(10)_________  - O Livro dos Espíritos,, Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita (Resumo da Doutrina Espírita)..
(11)_________  - O Livro dos Espíritos, Livro 2, cap. VII, da q. 392 em diante e Livro 3, cap. I, da q. 620 em diante.
(12)_________  - O Livro dos Espíritos, Livros 2 cap. II, nota de Kardec para a q. 132 e 3, cap. I, q. 642 e cap. IX, qs. 886 e 888a..

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário