terça-feira, 27 de março de 2012

O QUE É O ESPIRITISMO?


O QUE É O ESPIRITISMO?
Pesquisa: Elio Mollo


O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia (1), ele compreende todas as conseqüências morais (2) que decorrem dessas relações.

Pode-se defini-lo assim:

O Espiritismo é uma ciência (3) que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.

ALLAN KARDEC in Preâmbulo do livro O QUE É O ESPIRITISMO
Tradução de Joaquim da Silva Sampaio Lobo

* * *
 
Como meio de elaboração, o Espiritismo procede da mesma maneira que as ciências positivas, ou seja, que aplica a metodologia experimental. Fatos de uma ordem nova se apresentam que não podem se explicar pelas leis conhecidas; ele as observa, as compara, as analisa e de efeitos, remontando aos casos, chega à lei que os rege; depois, deduz as conseqüências e procura as aplicações úteis. Ele não estabelece nenhuma teoria preconcebida; assim, ele não tem se apresentado como hipótese, nem a existência e intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, e nenhum dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos já que esta existência é resultado da evidência de observação dos fatos, e, assim, dos outros princípios. Não são, pois, os fatos que vieram depois da ação confirmar a teoria, mas a teoria que veio subseqüentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exato dizer que o Espiritismo é uma Ciência de observação e não o produto da imaginação.
 
ALLAN KARDEC in  A GÊNESE CONFORME O ESPIRITISMO, cap. I, item 14

* * *

 Um último caráter da revelação espírita, e que ressalta das condições próprias nas quais é feita, é que, apoiando-se sobre os fatos, ela é e só pode ser essencialmente progressiva como todas as ciências de observação. Por sua essência, ela contrai aliança com a ciência que, expondo as leis da natureza em uma certa ordem de fatos, não pode ser contrário à vontade de Deus, o autor destas leis. As descobertas da ciência glorificam Deus em lugar de rebaixá-Lo; elas só destroem o que os homens tenham baseados sobre idéias falsas que fizeram de Deus.

O Espiritismo não se assenta, pois em princípio absoluto senão no que seja demonstrado com evidência, ou o que ressaia logicamente da observação. Tocando em todos os ramos da economia social, ao qual presta o apoio de suas próprias descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, que qualquer natureza que sejam, chegadas ao estado de verdades práticas, e saídas do domínio da utopia, sem o que ele se suicidaria; cessando de ser o que é mentiria à sua origem e sua meta providencial. O Espiritismo, marchando com o progresso, não será nunca extravasado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro sobre um ponto ele se reformulará sobre este ponto; se uma nova verdade se revela, ela a aceita.

ALLAN KARDEC in A GÊNESE CONFORME O ESPIRITISMO, cap. I, item 55.

* * *
 
(1) A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία). A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.[Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. pág. 19.]

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.[Teichman, J.; Evans, K. C. Philosophy: a beginner's guide. 3rd ed. Oxford: Blackwell.] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
 
(2) Moral é um conjunto de regras no convívio.

A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.

A moral é:

·   autônoma pois é imposta pela consciência ao homem.
·   unilateral: por dizer respeito apenas ao indivíduo.
·   incoercível: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência.

A moral cristã está centrada em um núcleo no qual gravitam virtudes essenciais que, se conseguidas, levam inevitavelmente à fraternidade e à paz de espírito. Toda a moral de Jesus, assim, se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moral

(3) Em sentido amplo, ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa [A ciência só pode determinar o que é, não o que 'deve ser', e fora de seu domínio permanece a necessidade de juízos de valor de todos os tipos" (Albert Einstein) Conforme relatado por SINGH, Simon. Big Bang. p. 459.].

Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. Embora as duas estejam fortemente interconectadas, a ciência tal como enfatizada neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental a fim de diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a:

·   Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico;
·   O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Nestes termos ciência é algo bem distinto de cientista, podendo ser definida como o conjunto sistematizado de todas as teorias científicas (com destaque para os paradigmas válidos), do método científico e dos recursos necessários à produção das mesmas.

Definição larga

A palavra ciência possui vários sentidos, abrangendo principalmente três acepções [A resposta da ciência a este debate geralmente é: "Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sabe" (Bertrand Russell) - conforme relatado por Simon Singh - Big Bang (pág. 459.).]:

1. Saber, conhecimento de certas coisas que servem à condução da vida ou à dos negócios.

2. Conjunto dos conhecimentos adquiridos pelo estudo ou pela prática.

3. Hierarquização, organização e síntese dos conhecimentos através de modelos e princípios gerais (teorias, leis, etc.).

Para as ciências experimentais, a lógica é necessária, mas não suficiente! Nelas, as informações primeiras são obtidas por observação e experimentação; os fatos colhidos são a matéria prima que virá a ser elaborada mediante lógica (teoria científica; cf. 69). 

Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/ABCiencia.asp

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário